Bem vindos


Galera, utilizo este blog para trocar uma idéia sobre diversos assuntos que me interessam, tais como política, Psicologia, crítica social, marxismo, entre outros. Fiquem a vontade.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Detesto Shopping


Se tem algo que eu detesto é ir a shopping. Não é que eu esteja fazendo estilo, mas para mim tudo o que há naquele lugar tem um quê de falso, superficial e desnecessário.
Sei que o que vou escrever nas próximas linhas poderá causar repulsa e estranheza em algumas pessoas. Isso ocorre por que o consumo é algo muiiiito difundido pelas sociedades capitalistas e o shopping é sempre visto como um lugar maravilhoso, que tem tudo de bom, que devemos adorar. Mas para mim é apenas um templo do consumo, e aí já viu né, pregam que o capitalismo é um regime muito tolerante e que preza pela liberdade, mas quando alguém tem uma opinião realmente diferente e que vai contra os dogmas desse sistema, logo vem as retaliações. Bom, mas voltando que eu quero dizer, quando tenho que ir ao shopping, para resolver algum problema ou comprar algo estritamente necessário (sim por que não vou ao shopping por outra razão) sinto um incomodo em ver tantos produtos fetichizados, ou seja, em ver tantas quinquilharias envoltas em mil e uma qualidades, tentando seduzir as pessoas. Me dá uma agonia quando eu vejo a áurea de adjetivos que há em torno das mercadorias, parece até que tais produtos vão fazer a gente se sentir o máximo ou vão resolver todos os nosso problemas. Mas se a gente olhar um pouco mais a fundo veremos que tal coisas nem era tudo isso e que nem precisávamos tanto dela assim.
E a mania que os pais tem de levarem seus filhos ao shopping no fim de ano, no aniversário ou quando estes se saem bem em alguma coisa, não dá para agüentar! Ensinam os moleques a consumirem desenfreadamente e depois reclamam que as crianças não param de pedir ou que estão endividados. Dá para entender?!
E no Natal quando os consumidores selvagens saem a caça, os shoppings ficam lotados, abarrotados de furiosas e frenéticas pessoas, loucas para consumirem tudo o que estiver pela frente. Tenho até medo de passar perto, parece que as pessoas perdem a razão. É capaz me confundirem com um produto e me passarem no caixa!
Para mim os shoppings são a expressão do consumismo capitalista. È um fomentador da alegria passageira, obtida por meio da compra de mais e mais produtos. È um centro de ilusões, vendidas pelo capital.

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com o texto, ufa me sinto aliviada que tem alguem que pensa como eu sobre esses dogmas capitalista e a destruição que causam a nossa sanidade mental.

    ResponderExcluir