Uma das coisas que ouvimos muito é que somos seres livres, pois vivemos em um sistema onde os sujeitos têm a liberdade de se expressarem, de escolherem que tipo de vida levarão, em quem votarão e que, autoritários e ditatoriais são os outros sistemas econômicos, que não o Capitalismo.
Mas, pensando um pouco sobre o assunto, podemos perceber que as coisas não são bem assim. A todo tempo são impostas coisas que devemos fazer, os mecanismos de coerção da sociedade são vários, porém, bastante sutis. E é aí que está o pulo do gato: a galera que está no poder sacou que atualmente não dá mais para impor as coisas a ferro e fogo, como na época dos regimes ditatoriais. A maneira de se domar as pessoas atualmente é dando para estas a ilusão de que são livres, pois assim os sujeitos, pensando que gozam de liberdade, tem uma tendência a se revoltarem menos e aceitarem mais as coisas.
Vejamos, por exemplo, as eleições, que são vistas como um grande momento da cidadania, da democracia, do exercício do direito de escolha, blá, blá, blá... Podemos pensar que a liberdade que as pessoas tem para escolherem seus candidatos fica comprometida, pois a tendência é que as estas votem nos candidatos que estão nas posições mais altas nas pesquisas, ou seja, as pesquisas acabam induzindo o voto do eleitor, fazendo das eleições um jogo de cartas marcadas, sem muito espaço para escolha.
Outra ilusão que a maioria das pessoas acreditam é que estas tem liberdade de expressão, que podem opinar sobre o que quiserem sem sofrerem represálias. Na verdade a sensação que eu tenho é a de que a mídia manipula as pessoas de tal forma que estas nem tem muitas questões para expressarem, as conversas geralmente são voltadas para os assuntos que a mídia, principalmente a TV coloca. E as que ousam expressar suas idéias e opiniões sobre outros assuntos, sofrem com represálias, mas acho que sofrem muito mais com a indiferença, é como se os assuntos além do que a mídia coloca não importassem e por esse motivo não devessem ser discutidos ou questionados.
Na verdade as pessoas estão sendo controladas o tempo todo, através da moda que dita exatamente como as pessoas devem se vestir; do trabalho que por meio de suas engrenagens aprisiona o homem na luta diária pelo ganha pão; através da cultura do entretenimento vazio, que coloca que tipo de músicas, filmes e artistas as pessoas devem apreciar, sempre pondo de lado aqueles que não estão no topo dos mais vendidos ou mais citados; da religião que diz o deve ou não ser feito. Ou seja, há toda uma estrutura de coerção que dita com que tipo de pessoas os sujeitos irão se relacionar, como criarão seus filhos, que modelos de sucesso deveram seguir para serem felizes, enfim, que tipo de vida deverão levar.
E aí eu me pergunto, onde está a liberdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário