REBELE-SE 19/09/09
Vivemos em uma sociedade bastante violenta e a presença da polícia realmente se faz necessária, pois muitas vezes a ação militar inibe a atuação dos bandidos. Mas não podemos deixar de ressaltar a diferença de tratamento dado pela polícia do Distrito Federal a população mais pobre e a mais rica.
Na periferia a policia já chega tratando todos como bandidos, principalmente os que são negros,parece que só por morar em locais onde a renda é mais baixa a pessoa já é considerada culpada. Mas nos locais onde a renda da população é maior, a história é outra, a polícia pode até realizar algumas ações, mas não da maneira brutal como entra nas periferias. Como diria a galera do Rappa: "
todo camburão tem um pouco de navio negreiro"
Posso relatar um episódio ocorrido na última sexta-feira, em que vários policiais com pistolas na mão estavam perseguindo algumas pessoas, por volta das 14:00, em uma avenida movimentada no bairro em que moro, no momento em que várias pessoas passavam pela rua, inclusive crianças, foram feitos disparos e alguns homens foram presos.
se realizar medidas de segurança realmente eficazes, não basta a polícia entrar na periferia prendendo e assustando as pessoas, são necessárias ações em conjunto com outras áreas, como por exemplo, a geração de ocupação e renda para as população mais pobres, ações em educação, assistência social e cultura, entre outros.