REBELE-SE 05/07/2009
No último dia 07 de Setembro ocorreram as comemorações da independência do Brasil, mas devemos nos perguntar que independência é essa? Acho que nenhuma, pois o Brasil é um país que tem o potencial para não mais ser dependente de outro países em muitas coisas, como por exemplo na produção de alimentos e na geração de energia, mas ainda sim somos muito dependentes de outros países, especialmente da economia e dos investimentos dos países mais ricos.
Os trabalhadores também não podem comemorar nenhuma independência, pois são escravos de seus salários, já que dependem deste para continuarem a subsistir. Sim, subsistir, pois com o salário que a maioria da população brasileira possui, não dá para garantir uma vida digna, dá apenas para o mais básico e olhe lá.
Minha cidade também não tem nenhuma independência. Planaltina ainda é dependente do Plano Piloto, a grande maioria das pessoas que moram aqui tem que trabalhar no Plano, pois lá existem maiores chances de renda, esse fato a transforma em uma cidade dormitório.
Depois dessas poucas considerações já percebemos que não há independência nenhuma para ser comemorada, ainda mais aqui no Distrito Federal, onde a festa do 07 de Setembro reuniu muitas pessoas do governo interessadas em fazer propaganda para as eleições do ano que vem e não para pensarem e agirem sobre como melhorar as condições de vida da população.
Um movimento que eu acho massa é o Grito dos Excluídos, que ocorre todo 07 de Setembro na esplanada, em contraposição a festa populista, metida a patriota, que leva o povo a se iludir com os espetáculos do governo, que é a festa do 07 de Setembro.