Bem vindos


Galera, utilizo este blog para trocar uma idéia sobre diversos assuntos que me interessam, tais como política, Psicologia, crítica social, marxismo, entre outros. Fiquem a vontade.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

As lorotas motivacionais



Já trabalhei em algumas empresas e acho um saco quando eles começam com aquelas campanhas motivacionais, que incluem palestras, vídeos, dias temáticos, dinâmicas bobocas e todos esses blá, blá, blás que as empresas adoram empurrar goela abaixo dos funcionários.
Acho que um vídeo que mostra bem isso é um chamado Gato e Cachorro, de um tal professor Daniel Godri, nesse, o palestrante conta umas lorotas para os funcionários das empresas se comportarem como um cachorro, pois este animal tem características como lealdade, motivação, companheirismo, que são muito necessárias aos funcionários também. Para mim, a ideologia da motivação é um caô para as empresas explorarem os trabalhadores ainda mais.
Essas ideologias organizacionais são extremamente toscas, mas muito perigosas. O que as pessoas ganham vestindo a camisa da empresa? Estresse, aborrecimento, salário ruim, enxaqueca, doenças por esforço repetitivo, etc. E o que as empresas ganham com isso? Lucro, funcionários obedientes e produtivos, nada de greves e mobilizações, etc.
Hoje em dia a luta organizada dos trabalhadores está sendo substituída por ideias individualistas, ou seja, as empresas colocam na cabeça dos funcionários que eles devem se matar pela organização, para “chegarem ao topo”, mas pouquíssimos chegam nesse “topo”. A grande maioria faz tudo o que a empresa quer e acaba ganhando apenas um carguinho um pouco maior, mas com um salário quase tão baixo quanto o anterior. No afã de subir na carreira, muitos funcionários esquecem que lutando em conjunto tem mais chances de melhorarem as condições de trabalho e de conseguirem aumentos salariais.

5 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário. REalmente, ninguém merece essas ideologias motivacionais

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Consigo enxergar o que voce escreveu na vida real. As empresas estao fazendo campanha motivacionais pelo seu proprio interesse. E o povao se ilude, e se acomoda naquela empresa e naquela situação de vida por ter um pouquinho de que nao tem dentro dela mesmo. Eu falo isso ate de mim mesmo, parece uma doença que temos que ser motivados e na verdade nao precisamos nos deveriamos sempre estar motivados por nos mesmo. mas enquanto nao se tem isso a empresa continua ganhando essa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário Martin, o que eu fico triate é que eu sou uma pessoa que acredito na emancipação humana e com essas idéias medíocres, só os capitalistas vão apra a frente.

    ResponderExcluir
  4. Mais que alívio Frida!!! Finalmente encontrei alguém que não exalta o Sr Daniel Godri, mto menos o considera um mestre (como em tantos comentários que vi por aí). Agora sim não me sinto mais um ET. rsrs

    ResponderExcluir