Essa é uma pergunta que estou me fazendo essa semana. Bom acho que ainda temos o que comemorar. Gosto de morar em Planaltina, esta é uma cidade tem um potencial turístico pouco explorado. Há aqui o centro histórico, com seus casarões que mostram um pouco da vida da cidade antes da chegada da capital. Há também a Pedra Fundamental, local que é o marco do centro exato do Brasil e que foi construído em comemoração ao centenário da independência de nosso país. Ao norte da cidade temos as Águas Emendadas, local que ainda tem o cerrado preservado, onde é abrigado o tríplice divisor de águas, que é o berço das águas que alimentam o rio São Francisco a Nordeste do Brasil, a bacia Amazônica, a norte e a bacia do Prata ao sul do país. Há também o Vale do Amanhecer, com todo o seu misticismo e religiosidades tão únicos.
Mas a cidade mais antiga do DF, que cresce cada vez mais tem, também diversos problemas, muitos deles em função do descaso do atual governo. Hoje, que é aniversário da cidade, vários políticos estão aproveitando para fazerem campanha, transformando as comemorações em um palanque eleitoral. Algumas obras estão sendo inauguradas, como por exemplo, a praça do estudante. E aí a gente se pergunta por que tantas obras e inaugurações só agora? Por que as eleições estão próximas e o bando de candidatos caôs caôs que tem por aqui, aproveitam para ganharem alguns eleitores.
Essa galera só está fazendo festa por que é aniversário dos 150 anos da cidade e por que querem ganhar votos ano que vem, mas aí a gente e pergunta? E depois que tudo isso passar? Provavelmente as coisas vão voltar a ser como geralmente são: descaso com a educação, saúde de baixíssima qualidade, falta completa de lazer (principalmente para a juventude), pouca segurança, pouca infra estrutura, desemprego, fome, exclusão...
Planaltina precisa de muito mais do que um bando de políticos interesseiros querendo sugar o voto da população, a cidade precisa de investimento e atenção continuamente, para poder chegar aos 200, 250 anos com condições bem melhores para sua população e para seu meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário